Acontece:




Untitled document

BIOGRAFIA

Eleito no 17º Concílio Geral da Igreja Metodista no mês de julho de 2001, foi consagrado ao episcopado no dia 27 de outubro de 2001, às 20 horas, em culto realizado na igreja Metodista Central de Cruz Alta no Estado do Rio Grande do Sul. O templo da Igreja Central de Cruz Alta, preparado pelo pastor e uma equipe local coordenadas pela Srª Reni Funk, se tornou pequeno para acolher as várias delegações de irmãos e irmãs das diversas igrejas do Rio Grande do Sul e representantes da área Nacional que foram celebrar, agradecer e pedir a bênção de Deus, juntamente com o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, sua esposa, Lia e filhas Eunice e Raquel para o episcopado na 2ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista do Brasil.

O culto foi um ato de celebração a vida e a paz com a mensagem do Bispo Paulo Lockmann, presidente do Colégio Episcopal e participação de dois corais, o Coral Evangélico de Cruz Alta e o Coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra(CECUNE).

Após a consagração o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa dirigindo-se aos presentes afirmou: “Esta é uma noite muito especial porque estamos aqui reunidos e reunidas para um ato de culto. Estar aqui em Cruz Alta, minha terra natal, para ser consagrado Bispo da Igreja Metodista significa reafirmar a importância dos encontros que estabelecemos com as pessoas. Essa é a essência real e simbólica do culto, revelar a natureza da nossa humanidade num contexto de comunhão, de esperança e de paz. Uma de nossas principais e fundamentais concepções bíblico-teológicas é a celebração da vida humana, como expressão da ação criadora e amorosa de Deus, cuja manifestação, identificada com o evangelho de Cristo, acontece tão somente nas relações humanas”.

O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, nasceu em Cruz Alta, no dia 19 de março de 1953. Viveu sua infância e parte da mocidade na capoeira, hoje bairro São José. Filho de Alípio Soares da Rosa e Joana Batista da Rosa, hoje a matriarca da família Batista na qual a Igreja Metodista da cidade teve sua origem. Essa herança de seus antepassados, cujo contato com a fé cristã deu-se através de colpoltores no final do Séc. XIX, tem sido a fonte da qual o Pastor Luiz Vergílio tem nutrido sua vocação. Lembra com muita gratidão a Deus das reuniões e culto da Capela Redentor, do convívio da Escola Dominical e dos cânticos ensinados pelas Tias Percilia e Onice.

Em 1975, inspirado pela vida pastoral do Pastor Alberto Vom Steeg, respondeu ao chamado de Deus à vocação pastoral, iniciando os seus estudos teológicos no Instituto João Wesley, anexo ao Instituto Porto Alegre-IPA.

Posteriormente, no ano de 1979, concluiu o curso de Bacharel em Teologia. Assumiu a sua primeira paróquia, no Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, no ano de 1980. Neste mesmo ano, casou-se com a professora Lia Eunice Hack. No ano de 1981 nasceu a primeira filha do casal, Eunice, e no ano de 1983 nasce Raquel.

Luiz Vergílio exerceu o pastorado como seminarista na Igreja Central de Porto Alegre, na Igreja de Arroio dos Ratos e Igreja Tucuruvi em São Paulo. Ao retornar ao Rio Grande do Sul pastoreou as igrejas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Gramado, Caxias do Sul, Igreja da Glória e Igreja Institucional em Porto Alegre.

Além de formado pela Faculdade de Teologia do Instituto Metodista do Ensino Superior em São Paulo, quando residiu em Porto Alegre, graduou-se em Letras - habilitação em Português e Inglês, especializou-se em Literatura e em 2001 concluiu o mestrado em Educação na UFRGS com a dissertação sobre: “Exclusão étnica: uma face do fracasso escolar, a exclusão de adolescentes negros na perspectiva de aproximação de pressupostos teóricos de inclusão.”

Foi conselheiro e professor no Instituto Teológico João Wesley e professor na rede estadual de ensino do RGS. Foi conselheiro do (IEP/ UNIMEP) e Superintendente do Distrito Porto Alegre, Coordenador da Pastoral da Criança e Família, Coordenador do Ministério de Expansão Missionária e Evangelização.

A partir de janeiro de 2002, foi designado para a 2ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista com sede em Porto Alegre e como bispo assistente do Conselho Diretor, para acompanhar atividades de Universidade Metodista de São Paulo (IMS/UMESP).

Em 2006, no 18º Concílio Geral da Igreja Metodista, foi reeleito bispo da Igreja, permanecendo na 2ª Região Eclesiástica. Neste mesmo ano foi eleito vice-presidente do Colégio Episcopal.

Por ocasião do 19º Concílio Geral realizado na cidade de Brasilia ( JUL / 2011 ) foi reeleito e recebido com muita alegria no seio de sua região de origem - 2ª Região Eclesiástica / Rio Grande do Sul.




INFORMATIVO EPISCOPAL Jul/2017

As Boas Novas de Salvação
Acompanhe aqui as palavras do Bispo Luiz Vergílio

Vídeos

Conheça a iniciativa da AIM para o mês da Mulher
Cadastro Nacional de
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
2ª Região Eclesiástica - Rua São Vicente, 180 - Rio Branco - Porto Alegre - RS - Cep 90630-180 - Fone: 51 3332.0226
Desenvolvido por: