fonte: Adaptado do Expositor Cristão, out 2016
Dia do pastor aposentado
uma data para ser lembrada com gratidão
O segundo domingo de novembro marca o Dia do Pastor Aposentado. Uma data que não pode passar sem ser lembrada. Algumas Igrejas celebram no encerramento da Escola Dominical, outras celebram com culto de ação de graças e há outras que simplesmente se esquecem de “dar honra a quem merece honra”.
É preciso reconhecer que, em muitos casos, a aposentadoria não é uma condição recebida com alegre expectativa por muitos/as pastores/as. O tema já é decutido em vários Concilios gerais.
“À aposentadoria aos 70 anos. Nesse caso, o/a presbítero/a deixa de receber nomeação pastoral. Fica-lhe ressalvado o direito de cumprir o mandato a que foi designado/a pelo/a Bispo/a. A vida continua, agora em uma nova categoria, servindo ao Reino de Deus e a Igreja.
Muitos/as pastores/as têm o sentimento de que estão lhe tirando a oportunidade de continuar o ministério, veja o que disse o Revmo. Bispo Carlos Tavares, hoje Bispo Emérito: “Não retirem o meu púlpito e meu rebanho”. Há também aqueles/as que sentem que cumpriram cabalmente o ministério pastoral e a aposentadoria é um tempo de descanso. Muitos/as pastores/as que se aposentaram ainda continuam na ativa, mas em outros ministérios e pastorais.
Que nesta data possamos lembrar e orar por todos aqueles/aquelas que labutaram na causa do Senhor no ministério ativo e hoje, gozam do merecido descanso... seja como for, e como cada um decidiu seguir, estamos felizes com os ministérios de cada pastora e cada pastor jubilado na Segunda Região Eclesiástica
2ª Região Eclesiástica - Rua São Vicente, 180 - Rio Branco - Porto Alegre - RS - Cep 90630-180 - Fone: 51 3276.1430
|