Por Odilon Massolar Chaves
A chuva que atingiu a região serrana do Estado do Rio de Janeiro, na madrugada do dia 11 de janeiro, não poupou à família metodista na região serrana. A dor ainda é grande para os familiares e pastores e bispos dessas famílias. A solidariedade, contudo tem sido grande.
Bispo Adonias chegou em Friburgo para dar apoio ao pastor Márcio (5ª Região), que perdeu seu filho adolescente. Seu corpo foi achado. Bispo Adonias e o pastor Paulo Rangel fizeram o ofício fúnebre.
Os pais de Luciana, secretária da Escola de Missões, em Teresópolis, faleceram por causa das chuvas.
A Igreja Metodista Central em Teresópolis, cujo pastor é Carlos Alberto Tavares Alves, está abrigando mais de 70 famílias, no templo.
Segundo informações do bispo Paulo Lockmann "em Petrópolis perdemos a casa do pastor Neliel em Cuiabá. Ele e a família estão bem, mas morreram 40 membros dessa igreja, além das outras 100 pessoas do bairro de Cuiabá".
Pastor interrompe férias
O pastor Paulo Rangel da Igreja Metodista Central em Nova Friburgo interrompeu suas férias para coordenar a limpeza do templo que foi invadido pelas águas e lama do rio Bengala, que transbordou, e também para dar apoio às famílias metodistas e da cidade que foram atingidas pelas águas e deslizamentos de terra.
Pastor Paulo está fazendo uma "coleta" de água mineral; roupa para crianças e homens e alimentos não perecíveis como arroz, macarrão, feijão etc, para ajudar às famílias da cidade.
A entrega poderá ser feita no templo antigo: Praça Marcílio Dias, 70, das 8 às 18h.
Nesse momento de perda e de caos, a Igreja testemunha expressando amor às famílias atingidas.
Sobre o templo localizado no centro da cidade, no bairro Paissandu, ele afirmou que "não perdemos nada, graças a Deus". O templo antigo foi o mais atingido, mas também sem grandes danos.
Família metodista atingida
A casa da família de Nadir e Delma, duas irmãs da Igreja Metodista Central em Nova Friburgo, foi atingida pelo deslizamento de terra e faleceram no local. Ao todo, seis pessoas desta família faleceram.
A Igreja Metodista sente a dor da perda das pessoas da cidade e agora também de membros do Corpo de Cristo.
O corpo do filho adolescente do pastor Márcio (Metodista da 5ª Região), que estava na casa atingida e estava desaparecido, foi achado. O pastor Márcio estava na cidade, mas em outro local, onde passava férias. Ele é parente de Cristiane, uma das pessoas que faleceu na casa.
Bispo disponibiliza conta para ajuda
O bispo Paulo Lockmann disponibilizou as contas das Igrejas Metodista de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis para quem desejar ajudar financeiramente. Os pastores poderão administrar essas contas.
A conta da Igreja Metodista em Nova Friburgo está na Caixa Econômica:
Agência: 0186
Conta: 664-2
Você encontra o numero das contas das Igrejas Metodistas de Petrópolis e Teresópolis e maiores informações no site da 1ª Região - http://www.metodista-rio.org.br
Para contato com a Igreja Metodista em Teresópolis, fale com o telefone: (21) 2742-6571. A Igreja solicita donativos. Fale com Saulo ou Viviane.
Igrejas se mobilizam para ajudar
Em Teresópolis, a Igreja Metodista liderada pelo pastor Carlos Alberto abriga mais de 70 famílias, segundo a Pastora Carla. Em Nova Friburgo, a Igreja Metodista liderada pelo pastor Paulo Rangel faz coleta de alimentos e roupas para os desabrigados.
Segundo Osny, membro da Igreja Metodista Central de Nova Friburgo, "encheu a Igreja antiga de tantas doações". As roupas foram doadas em maior quantidade. A Igreja fez várias doações à população. Segundo Osny, eles estão precisando mais de cestas básicas.
O próprio Corpo de Bombeiro tem passado na Igreja e tem pedido e levado doações para serem distribuídas às famílias dos desabrigados.
As Igrejas Metodistas estão levando roupas e alimentos para a Igreja Metodista Central de Nova Friburgo.
Um exemplo dessa mobilização e da solidariedade do povo metodista está na ação em Casimiro de Abreu, RJ, cuja estrada Serra-Mar liga Casimiro de Abreu à Nova Friburgo.
Em pouco tempo, liderados pelos evangelistas Anderson e Cabral e pela coordenadora da Ação Social Gelci, diversos adultos, jovens e juvenis arrecadaram alimentos e roupas indo de casa em casa. No templo, organizaram a coleta para levar para a Igreja Metodista em Nova Friburgo.
Segundo o evangelista Anderson, "foi mais do que o esperado". Um carro foi disponibilizado para levar o que foi arrecadado.
A necessidade das famílias ainda continua nesse tempo de calamidade. Pastor Paulo Rangel, pediu "orações, fraudas, leite e colchões" para as famílias desabrigadas.
2ª Região Eclesiástica - Rua São Vicente, 180 - Rio Branco - Porto Alegre - RS - Cep 90630-180 - Fone: 51 3276.1430
|