ORIENTAÇÃO EPISCOPAL AOS PASTORES E PASTORAS
INSERIDOS NO GRUPO DE RISCO
Aos/as Pastorres/as,
Graça e Paz!
Muitas vezes se diz que a pessoa considerada Herói, na verdade é a que não teve tempo de correr! Ou seja, se há um instinto, criado por Deus, mais forte em nós, é o da sobrevivência. Temos estabelecido uma longa luta, sem quartel, a favor da vida, apoiando o distanciamento social e todas as medidas preventivas de proteção a saúde e a contaminação provocada pelo COVID-19.
Esta não é uma guerra ideológica, política ou econômica; é uma luta a favor de preservar (salvar) a maior quantidade de pessoas possíveis do óbito.
Somos pastores e pastoras, que seguimos o Bom Pastor, que é Cristo, que está disposta a deixar as 99 que já estão seguras, e ir atrás daquela mais fragilizada, para resgatá-la. Por isso, nossa decisão por permitir a quebra, ou a flexibilização do distanciamento social e das medidas protetivas individuais e coletivas, à luz de Decretos de órgãos de Governo, nas diversas instâncias, deve ser feita com temor e respeito a nossa própria vida bem como a de outras pessoas.
Assim, minha orientação a vocês que tenham mais de 60 anos, ou que tenham debilidades de saúde pré-existentes, não devem expor-se as atividades que congreguem mais pessoas, presencialmente; seja em cultos ou diversas reuniões da Igreja Local, tal qual estamos orientando toda a nossa membresia leiga.
Tudo quanto compete a nós cuidar, Deus espera que o façamos. Não se trata de falta de fé Nele, que pode operar milagres, mas de crer que Ele está conosco e nos orienta na valorização e preservação da vida.
Também, os pastores e pastoras, mesmo com menos de 60 anos, mas que apresentam quadro de problemas respiratórios, bronquite crônica, asma, diabete, pressão alta, e outras morbidades, devem observar estes mesmos cuidados.
Cremos que logo vamos poder retomar, com maior segurança, as nossas ações plenas, e, sinceramente, espero que todos e todas possamos estar juntos e juntas para celebrar este fato.
Em Cristo:
Bispo Luíz Vergílio
2ª Região Eclesiástica - Rua São Vicente, 180 - Rio Branco - Porto Alegre - RS - Cep 90630-180 - Fone: 51 3276.1430
|