Bispo Luiz Vergilio será agraciado com o
Prêmio Zumbi dos Palmares
Por ocasião da Semana da Consciência Negra da Assembléia Legislativa em Porto Alegre, diversas personalidades do cenário gaúcho serão agraciados com o prêmio Zumbi dos Palmares, uma honraria concedida a pessoas que lutam em prol das comunidades negras em várias instâncias.
O Prêmio será entregue na Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Consciência Negra, ás 14h00 do dia 16 de novembro de 2016 no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa.
Prêmio Zumbi dos Palmares
Instituído pela Res. 3.005 de 29/11/2007. Atualizada em Res. 3.023 de 28/08/2008 e pela Res. 3.048 de 29/10/2009 o Prêmio Zumbi dos Palmares tem como finalidade destacar e homenagear personalidades e (ou) Entidades com atuação em prol da Comunidade Afro-descendente. Concebido como um tributo ao líder negro Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos no País, o prêmio será conferido anualmente pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Edição 2016
Categoria Religiosa
Luiz Vergílio Batista da Rosa – Nascido em 19 de março de 1953, em Cruz Alta, RS, Luiz Vergílio Batista da Rosa é bispo da Igreja Metodista do Brasil, Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (FATEO) e possui licenciatura em Português e Inglês - Língua e Literatura (FAPA), com especialização em Literatura Brasileira. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da Rede Pública Estadual até o ano 2000. Desenvolveu ações de combate ao racismo como participante do Movimento Negro, nos anos 80, especialmente nos primeiros anos de organização do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), que hoje é uma ativa ONG na luta pelas questões da negritude. Foi um dos organizadores, junto com um grupo de docentes, do primeiro pré-vestibular, em Porto Alegre, totalmente gratuito, destinado a preparar jovens negros e pobres para terem acesso à Universidade. Também foi um dos fundadores da Pastoral Metodista de Combate ao Racismo e à Discriminação e coautor da proposta aprovada em Concílio Eclesiástico da Igreja Metodista, em 1997, de se estabelecer uma política de Cotas para a juventude negra ter acesso nas instituições metodistas de ensino superior.
Convite
Pastores/as, Lideranças, irmãos e irmãs estão convidados/as para juntos e juntas prestigiarmos este grande momentos que pertence a Igreja Metodista no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul.
2ª Região Eclesiástica - Rua São Vicente, 180 - Rio Branco - Porto Alegre - RS - Cep 90630-180 - Fone: 51 3276.1430
|